domingo, 25 de março de 2012

O MEIO AMBIENTE DENTRO DE SALA DE AULA


DEVEMOS TRABALHAR ESSA QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE, NAS ATIVIDADES DIÁRIAS DENTRO DA SALA DE AULA. NÓS PROFESSORES DEVEMOS ENFOCAR ESSE TEMA  AOS NOSSOS ALUNOS ENQUANTO CIDADÃO.
O EDUCADOR AMBIENTAL DEVE PROCURAR COLOCAR OS ALUNOS EM SITUAÇÕES QUE SEJAM FORMADORAS, COMO POR EXEMPLO, DIANTE DE UMA AGRESSÃO AMBIENTAL OU DE UM BOM EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO OU CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, APRESENTANDO OS MEIOS DE COMPREENSÃO DO MEIO AMBIENTE. EM TERMOS AMBIENTAIS ISSO NÃO CONSTITUI DIFICULDADES, UMA VEZ QUE O MEIO AMBIENTE ESTÁ EM TODA A NOSSA VOLTA. DISSOCIADA DESSA REALIDADE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO TERIA RAZÃO DE SER. ENTRETANTO, MAIS IMPORTANTE QUE DOMINAR INFORMAÇÕES SOBRE UM RIO OU ECOSSISTEMA DA REGIÃO É USAR O MEIO AMBIENTE LOCAL COMO MOTIVADOR, PARA QUE O ALUNO SEJA LEVADO A COMPREENDER CONCEITOS COMO, POR EXEMPLO:
• VISÃO FÍSICA: NADA VIVE ISOLADO NA NATUREZA. ASSIM COMO INFLUENCIAMOS NO MEIO, SOMOS INFLUENCIADOS POR ELE. UM SER DEPENDE DO OUTRO PARA SOBREVIVER. NÃO EXISTEM SERES MAIS OU MENOS IMPORTANTES PARA O CONJUNTO DA VIDA NO PLANETA. A ÚNICA COISA IMPORTANTE É A REDE DE RELAÇÕES QUE TODOS OS SERES VIVOS MANTÉM ENTRE SI E COM O MEIO EM QUE VIVEM. ROMPIDA ESTA `TEIA`, OU DIMINUÍDA EM SUA CAPACIDADE, A VIDA CORRE PERIGO.
• VISÃO CULTURAL: O MEIO AMBIENTE NÃO É CONSTITUÍDO APENAS PELO MUNDO NATURAL, ONDE VIVEM AS PLANTAS E OS ANIMAIS, MAS TAMBÉM PELO MUNDO CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO, SUAS CIDADES, AS ZONAS RURAIS E URBANAS. ESTES DOIS MUNDOS RELACIONAM-SE E INFLUENCIAM-SE RECIPROCAMENTE. SOMOS RESULTADO DESSAS DUAS EVOLUÇÕES, A NATURAL E A CULTURAL.
• VISÃO POLÍTICO-ECONÔMICA: O PODER NÃO ESTÁ DISTRIBUÍDO DE MANEIRA IGUAL POR TODA A HUMANIDADE, SENDO DIFERENTE, PORTANTO, A DISTRIBUIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES DE CADA UM PELA DESTRUIÇÃO DO PLANETA E PELA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. CADA CIDADÃO PODE E DEVE FAZER A SUA PARTE, MAS OS EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS, ADMINISTRADORES PÚBLICOS, ETC., TÊM UMA RESPONSABILIDADE MUITO MAIOR. ATRÁS DE CADA AGRESSÃO À NATUREZA ESTÃO INTERESSES SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS DE NOSSA ESPÉCIE, QUE USA O PLANETA COMO SE FOSSE UMA FONTE INESGOTÁVEL DE RECURSOS. AS RELAÇÕES ENTRE A ESPÉCIE HUMANA E A NATUREZA ESTÃO EM DESEQUILÍBRIO POR QUE REFLETEM A INJUSTIÇA E DESARMONIA DAS RELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS DE NOSSA PRÓPRIA ESPÉCIE.
• VISÃO ÉTICA: A MUDANÇA PARA UMA RELAÇÃO MAIS HARMÔNICA E MENOS PREDATÓRIA E POLUIDORA COM O PLANETA E AS OUTRAS ESPÉCIES DEPENDE DE TODOS, MAS ESPECIALMENTE COMEÇA EM CADA UM DE NÓS, INDIVIDUALMENTE, ATRAVÉS DE DOIS MOVIMENTOS DISTINTOS: UM PARA DENTRO DE NÓS MESMOS E DE NOSSA FAMÍLIA, COM ADOÇÃO DE NOVOS HÁBITOS, COMPORTAMENTOS, ATITUDES E VALORES; E OUTRO PARA A SOCIEDADE EM TORNO DE NÓS, BUSCANDO A UNIÃO COM OUTROS CIDADÃOS PARA INFLUIR EM POLÍTICAS PÚBLICAS E EMPRESARIAIS QUE LEVEM EM CONTA O PLANETA, A QUALIDADE DE VIDA, A JUSTIÇA SOCIAL.

ARTIGOS SOBRE MEIO AMBIENTE
http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/a-mudanca-comeca-em-nos-1347.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário