A Educação Ambiental é uma ação educativa que ajuda na formação de pessoas conscientes para a preservação do Meio Ambiente. Ela é uma forma de conscientizar as pessoas para a conservação do Meio Ambiente. Ela deve abranger não só as unidades escolares, mas sim toda a sociedade, para serem aplicadas no seu dia a dia.
Atualmente, uma das opções utilizadas para estar introduzindo esta temática no ambiente escolar é a aprendizagem em forma de projetos. Essa aprendizagem é uma proposta para um novo entendimento deste processo que sugere a necessidade de planejar estratégias de ensino adequadas, no qual as várias disciplinas venham a ser vistas como recursos a serviço de um objeto central.
As atividades de educação ambiental precisam ultrapassar os muros escolares e promover o aprendizado e a transformação da sociedade. No ambiente escolar, o aluno aprende estas questões e repassa estes conhecimentos para os pais, irmãos, vizinhos, etc.
A preservação do meio ambiente deve ser tarefa constante, ou seja, ela deve ser feita todos os dias. A sociedade precisa aprender amar e respeitar a natureza, nem que isto leve muito tempo. A Educação Ambiental é um tema abrangente e os projetos que se propõe a trabalhar este assunto se concentram em estudar temas específicos. (Exemplo: Projetos sobre a água, solo, etc).
Neste contexto, uma empresa especialista em envase de alimentos, desenvolveu um projeto chamado cultura ambiental nas escolas, que tem como objetivo oferecer ferramentas para serem utilizadas na Educação Ambiental nas salas de aula. Sendo que o maior enfoque era dado para os resíduos sólidos e as interações deste com outros temas colocados pela Educação Ambiental.
Este projeto teve início com a preparação de kits para o educador trabalhar a questão ambiental em sala de aula e estar interagindo com os seus alunos. Nestes kits havia um caderno para o educador, um caderno para o aluno, um pôster de apoio com as mesmas instruções do caderno e uma fita de vídeo. Estes materiais foram desenvolvidos especialmente para estes kits. Estes possuem uma linguagem fácil de ser entendida pelo público-alvo, que eram estudantes do 2º ciclo do Ensino Fundamental.
O objetivo principal deste projeto é ser um modelo de referência para os estudos do tema ambiental e mostrar a importância dos registros do trabalho pedagógico desenvolvidos em forma de projetos.
Este caderno do aluno fala sobre a problemática dos materiais recicláveis e a sua interação com o meio ambiente em linguagem fácil de ser entendida pelo público escolhido.
O vídeo “Quixote reciclado” de Miguel Cervantes mostra alternativas para o cuidado com o lixo, com a coleta seletiva e os processos de reciclagem de diversos tipos de materiais.
Já existe também um filme que trata da temática do aquecimento global para as crianças. O filme se chama “Carbono e Metano” e traz de forma alegre, educativa e divertida temas como o efeito estufa, o lançamento do gás metano no ambiente, etc.
Este projeto teve o intuito de levar conhecimento e mostrar novas maneiras de levar a Educação Ambiental para as salas de aula. Este teve o objetivo de apresentar um caminho aberto, com possibilidades de estudo para a formação de cidadãos que venham aprender e repassar estes aprendizados de gerações em gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário